Skip to main content

Alimentos importantes para a saúde mental

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.

 

Alguns tipos de alimentos auxiliam na saúde mental e previnem várias doenças psíquicas, como esquizofrenia, Alzheimer, Parkinson e depressão. A alimentação adequada também contribui para melhora da memória e concentração.

 

Abaixo você confere o TOP 5 dos alimentos importantes para a saúde mental:

 

  1. FRUTAS VERMELHAS: framboesas, amoras e mirtilos são fontes de antocianina, fitoquímico antioxidante, que contribuem para melhora na capacidade de absorver novas informações, auxiliando na memória. 
  2. CARBOIDRATOS SAUDÁVEIS: pães integrais, arroz integral, quinoa e aveia são alimentos que ajudam na absorção do triptofano e estimulam a produção de serotonina, que ajudam a melhora do humor e reduz os sintomas de depressão. 
  3. ÔMEGA 3: peixes oleosos de água fria como atum, arenque, sardinha, cavala e salmão; chia e linhaça que melhoram a saúde da pele, memória e cardiovascular. O ômega 3 protege contra o declínio cognitivo. 
  4. BRÓCOLIS E ESPINAFRE: alimentos ricos em magnésio, fosfato e vitaminas A, C e do complexo B, que auxiliam na prevenção da depressão, além de conter potássio e ácido fólico que contribuem ao bom funcionamento das células. 
  5. CÚRCUMA: especiaria que auxilia na prevenção de doenças neuro-degenerativas, como Alzheimer e Parkinson. Inibe a formação de placas de amiolóide beta e impede a inflação dos neurônios, reduzindo o colesterol que entope as artérias. 

 

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *